Saúde Emocional
Aprender com os Erros: Como usar os Erros para Aprendizado?

Aprender com os Erros: Como usar os Erros para Aprendizado?

Quem nunca ouviu aquela velha frase que diz: “Errar é humano, repetir o erro é burrice”.

Bom, é fato que cometeremos muitos erros ao longo da vida, mas o que devemos aprender com os erros? E como podemos fazer isso?

Nem sempre a lição é tão clara assim, e as vezes (querendo ou não), passamos a repeti-la – em alguns momentos repetimos por vezes até demais.

E o problema de não aprender com os erros é viver uma vida de ciclos desastrosos, onde os resultados permanecem sempre os mesmos, e a sensação de decepção e frustração se tornam constantes.

Não é possível ter resultados diferentes, mantendo as mesmas atitudes. Não tem fé que resolva isso!

Se você se identifica com isso, aqui vão 04 recomendações para te ajudar a aprender com os erros, e sair desse ciclo repetitivo de fracassos.

 

Como aprender com os Erros?


 

Paulo Vieira costuma dizer algo mais ou menos assim: “Aquilo que eu ainda não tenho, é resultado do que eu ainda não sei, pois se soubesse já o teria”.

Parece uma frase óbvia, mas o óbvio precisa ser dito.

Independente da área da sua vida que não vai bem (saúde, relacionamentos, trabalho…), tenha certeza de que isso é resultado de ações erradas/equivocadas, ou mesmo da ausência de ações a serem tomadas.

O que isso significa?

Ou você está cometendo o erro da estagnação (vendo as coisas darem errado mas permanecendo sem fazer nada a respeito); ou está tendo atitudes erradas que estão te trazendo resultados ruins.

Nenhuma dessas opções é boa, então vamos aos passos para resolver isso.

 

aprender-com-os-erros-central-das-orações-2

 

1. Faça uma Autoanálise


 

O primeiro passo do desenvolvimento pessoal é a autoanálise.

Entender quem você é, o que te motiva, os seus objetivos e metas, e o que tem sido feito para alcançar o sucesso e a felicidade que todos desejam – e sucesso é diferente para cada pessoa.

Seja sincero consigo mesmo: Você tem dado o seu melhor para conseguir o que quer? Quando olha para a sua vida, percebe que está mais perto ou mais distante dos seus objetivos?

Você ao menos sabe para onde está indo? O que faz sua vida valer à pena? O motivo pelo qual acorda todos os dias?

Clareza é um elemento indispensável ao seu desenvolvimento pessoal.

Sem clareza não é possível identificar onde está errando ou acertando, e muito menos como consertar isso.

 

2. Avalie os Padrões


 

Muitas pessoas tendem a viver em ciclos.

Isso significa que, vez ou outra, situações estão sempre se repetindo e trazendo os mesmos resultados – geralmente ruins.

Faça uma reflexão sobre sua vida… Olhe para trás e avalie: Você consegue enxergar padrões claros de situações que estão sempre se repetindo e te causando mal estar?

 

  • Seja um envolvimento amoroso, onde você sempre termina com o coração partido;
  • Seja um problema familiar, onde você sempre acaba voltando às mesmas questões de conflito;
  • Seja um problema de saúde, onde você sempre apresenta as mesmas limitações;
  • Seja um problema de trabalho, onde você sempre acaba demitido;
  • Seja um problema financeiro, onde você sempre está endividado…

 

Qual é o padrão que sempre se repete na sua vida? E por que isso está acontecendo?

Quando você identifica padrões se torna muito claro o motivo pelo qual você não consegue ter sucesso naquilo que se propôs.

Padrões são consequências de comportamentos repetitivos. E não é possível ter resultados diferentes se você continua tendo os mesmos comportamentos.

É como descobrir que colocar o dedo na tomada dá choque. Uma vez que você descobre, não faz sentido continuar colocando o dedo lá, e esperando um resultado diferente. Não terá!

 

3. Planeje uma nova Rota


 

Uma vez que você identificou com clareza que situações estão sendo repetitivas, e quais os comportamentos que estão causando esses problemas, é hora de dar o próximo passo: Mudar a rota.

O caminho que você vem seguindo não está dando bons resultados. Logo, se não está conseguindo os resultados que gostaria, precisa começar a questionar: O que eu preciso aprender para conseguir isso?

Que novos comportamentos precisa adquirir para ter novos resultados?

Trace uma nova rota. Encontre pessoas que já têm aquilo que você quer ter, e veja o que elas fizeram para conseguir. Que habilidades elas dominam, que comportamentos elas tiveram, que caminhos tomaram para alcançar o sucesso naquilo que se proporam.

Não faz sentido você continuar insistindo naquilo que não está dando certo!

Coloque no papel: O que eu quero (sua meta) x O que eu preciso fazer para conseguir.

Liste todas as habilidades e tarefas necessárias, uma por uma.

Dessas tarefas, quais você tem feito? Quais tem evitado, mas precisa começar a fazer? Entre as tarefas que fez, tem certeza que deu o seu melhor? Que fez todo o possível, tudo certinho?

Esse é o caminho para aprender com os erros: Sentar, ter clareza sobre o que se quer, ter clareza sobre o que tem sido feito, avaliar os resultados, e planejar a nova rota que deve ser seguida, já que a rota atual não está funcionando.

E sua nova missão se tornará essa: Planejar, executar, avaliar. Não deu certo? Refaça. Uma, duas, três… Quantas vezes forem necessárias até dar certo. Sempre ajustando a rota, nunca repetindo o erro.

 

aprender-com-os-erros-central-das-orações-1

 

4. Veja os Erros dos outros


 

Aprender com os próprios erros é algo inteligente a se fazer, mas aprender com os erros dos outros é genial!

Te falei para ter clareza sobre o que você quer, e encontrar pessoas que conseguiram alcançar isso, certo?

Pois bem, essas pessoas já trilharam o caminho por você. Elas sabem exatamente o que funciona e o que não funciona. Elas criaram atalhos para facilitar e reduzir a jornada.

Por que você vai desbravar todo o caminho do zero, se essas pessoas já fizeram esse processo?

Cole nessas pessoas, e aprenda com os erros delas. Avalie o que fizeram de errado, e que você não deve repetir; e foque no que elas fizeram certo, e nas instruções que vão te dar.

E onde estão essas pessoas?

Depende. O que você quer alcançar? Onde as coisas estão dando errado, e você quer resolver? Quem já conseguiu o resultado que você está buscando?

Muitas vezes essa pessoa será seu pai, sua mãe, um amigo, um colega de trabalho, um professor de classe, ou pessoas online que divulgam conteúdos sobre esse tema que você busca.

Aprender com os erros dos outros é um atalho que vai te poupar tempo, dinheiro, e saúde emocional.

 

Aprender com os Erros: Não repita!


 

Uma vez que você aplicou os passos anteriores, será como acender uma fogueira em meio á floresta: Tudo ficará iluminado!

Você terá clareza sobre onde está errando, os resultados ruins que vem tendo repetidas vezes, e o que está faltando para finalmente conseguir o que quer.

Você só tem uma obrigação a partir desse ponto: Quebrar o padrão e parar de cometer os mesmos erros! Sair do ciclo de fracasso onde o resultado é oriundo de uma série de comportamentos equivocados.

Se permita cometer novos erros. Isso é sinal de que você continua tentando, mas de forma inteligente.

Novos erros significam menos obstáculos no seu caminho. Se já tentou A, B, C e não funcionou, significa que está muito mais perto de encontrar aquilo que realmente funciona. Consegue pensar assim?

Imagine que você precisaria de 10 tentativas para alcançar o que deseja. Se você tentou 9 e nada deu certo, continue tentando de formas diferentes. A próxima pode ser a tentativa que vai funcionar!

Só não consegue quem desiste.

Fique bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.