Religião
Como fazer um Devocional: Minha Rotina de Orações

Como fazer um Devocional: Minha Rotina de Orações

No artigo de hoje quero te mostrar como organizo meu devocional; minha rotina de encontros diários com Deus.

É muito importante tirar um momento do seu dia para dedicar à sua fé; aproximando-se de Deus.

Algumas pessoas acreditam que para fazer um devocional é preciso dispor de muito tempo, ou mesmo de uma rotina rígida que se torna insustentável para quem tem uma vida corrida.

Nada disso.

Você pode organizar seu momento de oração de acordo com a sua rotina, encaixando em um horário mais propício (não precisa ser longo), e modificando quando não for possível. É flexível.

Neste artigo você aprenderá:

 

  • O que é um devocional?
  • Como fazer um devocional
  • Aplicativo para devocional
  • Devocional impresso que eu utilizo

 

Vamos lá aprender como fazer um devocional e se aproximar diariamente de Deus!

 

O que é um Devocional?


 

Devocional é um momento onde você dedica tempo para se conectar com Deus, alimentando sua fé e estreitando seu relacionamento com Ele através de oração e meditação da Palavra. Pode ser feito em grupo, ou individualmente.

Se diferencia da leitura bíblica justamente por não ser extenso, sendo ideal para pessoas com rotina atarefada.

Na leitura bíblica nós lemos vários capítulos por vez, a depender do empenho da pessoa. No devocional nós nos atemos a poucos versos, justamente para poder interpretá-los mais profundamente e meditar em seu significado.

Tudo que você precisa é de uma Bíblia, e um caderno/bloco de anotações, se desejar registrar algo.

Há livros específicos para devocional, onde já são formatados com textos bíblicos e perguntas para reflexão. São ótimos guias, caso você tenha dificuldade em iniciar sozinho.

Também existem aplicativos para devocional, e mais adiante deixarei a indicação de um que gosto bastante.

Existem modelos de devocional que são específicos para crianças e casais, por exemplo.

 

Como fazer um Devocional na Prática?


 

O primeiro passo é definir o tempo e o lugar para fazer o devocional.

De preferência, um momento onde esteja relaxada, e um ambiente silencioso, onde não seja incomodada. Se você puder reservar o mesmo horário todos os dias, isso facilitará a disciplina para desenvolver o hábito.

Se você for fazer o devocional utilizando a Bíblia, é importante criar um plano de leitura; ou seja, fazer um planejamento de como proceder.

Exemplo: Começar a leitura pelo Novo Testamento, um capítulo por dia.

Também é importante registrar seu aprendizado, suas reflexões acerca do que será lido. Você pode fazer isso em um caderno dedicado para tal; ou mesmo no computador ou em um bloco de notas no celular/tablet – como achar melhor.

Você pode definir perguntas para reflexão (ou apenas escrever livremente o que aquela passagem te fez pensar).

Exemplo:

 

  • Sobre o que é essa mensagem?
  • O que essa passagem me ensinou?
  • Como isso se aplica na minha vida?
  • Por que é importante saber disso?
  • Onde preciso (e como posso) melhorar?
  • Pelo que sou grata hoje?

 

Resumindo: Separe um momento diário, vá para um lugar tranquilo, comece a leitura da Bíblia pelo Novo Testamento (para facilitar seu entendimento). Leia um capítulo por dia, e escreva um breve resumo sobre o que aprendeu (use as perguntas de reflexão que deixei acima).

 

Tipos de Devocionais (Livros e Aplicativos)


 

Conforme comentei acima, há várias formas de saber como fazer um devocional, e há diversos modelos prontos para utilizar.

Você pode optar por comprar uma agenda e apenas registrar suas reflexões; também pode optar por um journal, onde você mesma organiza a estrutura, inclui desenhos, e personaliza a seu modo.

Pode escolher os modelos prontos que já são comercializados (Veja modelos prontos clicando aqui).

Você pode baixar modelos prontos na internet, e apenas imprimi-los em uma gráfica (no pinterest você encontra vários! Veja alguns modelos clicando aqui).

No entanto, também temos as opções online como sites e aplicativos.

Um app muito utilizado para fazer devocional é o Glorify.

 

como-fazer-um-devocional-central-das-oracoes-5

 

No Glorify você tem a Bíblia e o Diário juntos. É possível ouvir trechos da Bíblia, citações e música.

 

  • O menu Bíblia apresenta o conteúdo dividido entre Antigo e Novo Testamento, com todos os livros e capítulos separados e bem organizados.
  • O menu Hoje mostra a rotina diária que deve ser feita: A citação do dia, uma passagem, Bíblica, o devocional para meditar, uma reflexão e mais um bônus.
  • No menu Orações você pode escolher breves orações para crescimento espiritual, relacionamentos, cura, família, paz, gratidão, perdão, luto, provisão e sabedoria.
  • E no menu Diário você pode fazer suas anotações livremente.

 

Particularmente gosto bastante e recomendo que você conheça.

 

Meu Devocional Diário


 

Eu utilizo, atualmente, um devocional pronto para católicos.

Meu devocional é o caderno “Enchei-vos: Seminário de Vida no Espírito Santo“, dos autores: Maria Emmir e Meyr Andrade. Comprei ele pelo site da Amazon.

 

como-fazer-um-devocional-central-das-oracoes-4

 

Os autores o definem como um livro de estudos bíblicos diários e individuais, ou grupos de oração, divididos em duas partes.

A primeira parte aborda os temas tradicionais do Kerigma. A segunda aprofunda os Carismas do Espírito no contexto das escrituras, e o aprofundamento sobre Nossa Senhora e a Lectio Divina.

O devocional vem com uma semana preparatória, onde explica alguns fundamentos da Bíblia para quem nunca leu e não entende o sistema de livros, capítulos, e versículos. É muito didático.

Ao todo, são 17 semanas de estudo bíblico.

Na primeira parte são 11 semanas, e na segunda 06 semanas. Todo dia há um pequeno texto bíblico, e uma sequência de perguntas para meditação, que devem ser feitos diariamente.

Por exemplo: Na primeira semana estudamos o encontro com Jesus. O texto inicial é sobre o encontre de Jesus e Zaqueu. Essa leitura nos explica quem é Jesus Cristo.

É solicitado ler o evangelho de Lucas (19:2-10) pelo menos 3 vezes, e depois fazer uma meditação reflexiva sobre o que essa palavra nos diz. Depois há um espaço para oração e contemplação, onde nos é pedido para repetir uma oração com nosso nome, várias vezes ao dia.

 

como-fazer-um-devocional-central-das-oracoes-0

 

como-fazer-um-devocional-central-das-oracoes

 

Por fim, há uma atividade prática de ação como resposta de amor que deve ser feita, e é diferente a cada dia.

Essa atividade também deve ser registrada, e há um espaço ao final do devocional para registrar todas as ações diárias, de acordo com o dia, qual o assunto estudado, como me sinto no momento, como deveria me sentir, o que devo fazer a respeito, que recursos utilizarei, e qual ação tomarei em resposta à palavra de Deus.

como-fazer-um-devocional-central-das-oracoes

 

Espero que esse artigo te estimule a começar o seu devocional.

Não se preocupe em ter um livro pronto, comece com o que você tem, ou mesmo com o aplicativo, que é excelente.

O que importa é trabalhar o seu relacionamento com Deus, torná-Lo presente na sua vida, conversar com Ele, e estar comprometido a se tornar uma pessoa melhor todos os dias.

Graça e paz.

Fique bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.