Religião
Como montar um Espaço para Oração em Casa

Como montar um Espaço para Oração em Casa

Então você está pesquisando como montar um espaço para oração em casa? Que bom!

Poucas coisas são tão satisfatórias quanto ter um cantinho para chamar de seu, dentro da sua casa. E isso fica ainda melhor quando esse espaço oferece tranquilidade suficiente para permitir que você possa orar e meditar sem interferências.

Diferente do que muitos pensam, não é necessário ter muitos gastos para montar um espaço de oração em casa. Você pode montar esse ambiente com o máximo de economia, sem abrir mão do conforto.

No artigo de hoje quero te passar algumas sugestões para te ajudar a criar o seu cantinho de orações.

Vamos ver um passo-a-passo incluindo alguns modelos. Trouxe algumas ideias bem legais. Vamos lá?

 

1. Escolha o local do Espaço de Orações


 

Seu primeiro passo deve ser encontrar um lugar na sua casa que possa ser transformado no seu cantinho de orações. A depender do que você deseja fazer (algo mais simples, ou mais complexo), esse espaço pode ser pequeno o suficiente para montar o seu altar.

Analise o seu ambiente: Onde é mais propício? No quarto? Na sala? Na varanda? No jardim?

Quanto maior você desejar fazer o seu espaço de orações, obviamente maior precisará ser o ambiente utilizado. Tudo vai depender da decoração escolhida.

Lembre-se de que o ideal é que este seja um lugar fixo, que após criado permaneça lá. Então a escolha do lugar deve levar em consideração o trânsito de pessoas no ambiente.

 

2. Avalie como o Espaço de Oração será utilizado


 

O espaço ideal para criar o seu cantinho de orações vai depender de como você pretende utilizá-lo.

Há cantinhos que são apenas uma mesinha contendo a Bíblia, imagens, terços, e velas; algo simples e bonito.

Há outros que são mais requintados, incluindo iluminação embutida; poltronas, pufs, cadeiras; ou até mesmo genuflexório (ou misericórdia).

Há ainda aqueles que se assemelham a uma capela, chegando a ser luxuosos.

Enfim, tudo depende do seu intuito, e do quanto pode investir.

Pense no que pretende fazer no seu espaço de orações, e depois determine que materiais serão necessários, quais os tipos de decoração (vidro, madeira, mármore, gesso, etc); que móveis pretende utilizar (mesa, estante, nichos, genuflexório…), se colocará santos ou apenas a Bíblia com terços e velas, etc.

Analise também como será a execução do projeto (se você mesma consegue (e prefere) fazer, ou qual o investimento necessário – caso resolva terceirizar).

Vamos ver a seguir alguns modelos para te ajudar nessa escolha…

 

3. Tipos de Espaços de Oração


 

Vamos avaliar algumas ideias para te inspirar a fazer o seu espaço de orações (desde os mais simples aos mais pomposos), e a escolha fica por sua conta e objetivo.

Na primeira imagem abaixo nós podemos ver um cantinho mais simples, composto apenas por um painel suspenso na parede, com algumas imagens, e acompanhado de um genuflexório (ou misericórdia).

Na segunda imagem já notamos um painel mais elaborado, com revestimento em madeira, iluminação embutida, gavetas, e um painel que parece ser composto por pedra filetada.

Na terceira imagem também vemos um painel bem elaborado, com revestimento de madeira, prateleira em vidro, e iluminação embutida.

 

como-montar-um-espaço-para-orações-em-casa-central-das-orações-1

 

Nos modelos abaixo o oratório foi embutido na parede, com acabamento em madeira, iluminação embutida, e algumas plantas. Na imagem da direita há também um gaveteiro e um puff.

Os tons terrosos puxados para o nude deram um ar bastante sofisticado aos dois cenários.

 

como-montar-um-espaço-para-orações-em-casa-central-das-orações-2

 

Nos modelos abaixo o recanto de orações foi feito no jardim, como uma espécie de altar.

O primeiro também parece utilizar pedra filetada, com uma caixa protetora de vidro (cumprindo a função de capela), e uma cruz estilo luminária son um piso de mármore. Contém também um banco em madeira, e algumas plantas.

No segundo modelo também vemos plantas ornamentando o cenário, uma capela de madeira, e toda a decoração com madeira e pedras.

 

como-montar-um-espaço-para-orações-em-casa-central-das-orações-3

 

Abaixo vemos modelos mais simples, mas muito bonitos.

Na primeira imagem optou-se pela combinação entre painel de madeira ripado junto com uma mesinha em madeira, e um genuflexório.

Na segunda imagem a combinação é feita entre um aparador de madeira com detalhes em vidro espelhado, unido ao espelho redondo com moldura em madeira.

Na terceira imagem também vemos um aparador em madeira com tampo de virdo espelhado, combinando com o espelho de moldura octagonal, e dois banquinhos alcochoados.

 

como-montar-um-espaço-para-orações-em-casa-central-das-orações-4

 

Também há opções feitas com materiais como gesso e mármore, que é o caso desse modelo abaixo:

 

como-montar-um-espaço-para-orações-em-casa-central-das-orações-5

 

E aí, o que achou dos modelos? Algum deles tem mais haver com o seu gosto pessoal?

Lembre-se da ideia central ao montar o seu espaço de oração: É um lugar para manter viva a sua fé, para te lembrar de louvar a Deus. É uma demonstração de que você está abrindo um cantinho na sua casa para que Deus habite.

O momento de oração é especial, pois são minutos de completa entrega e devoção, onde podemos nos desligar do mundo ao nosso redor, e estreitar nosso relacionamento com o Senhor.

Portanto, decore seu cantinho de oração com muito amor.

Coloque a imagem de Jesus e Maria, decore com velas, terços, com a Bíblia… Se você é devota de algum Santo(a), coloque a imagem dele(a) no altar também.

E não deixe que tudo sirva apenas como decoração, faça um bom uso do seu espaço, reservando um momento diário para orar.

Você pode, inclusive, criar um planejamento devocional. Se quiser saber mais, leia esse artigo aqui: Como fazer um Devocional.

Depois volte aqui e compartilhe conosco, nos comentários, como você fez o seu cantinho. Vamos adorar saber!

Fique bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.