Religião
Como se Aproximar de Deus: 4 Métodos Práticos!

Como se Aproximar de Deus: 4 Métodos Práticos!

Como anda a sua fé? Como anda a sua relação com Deus?

Se você está iniciando na vida de fé, então seja bem-vindo(a). Se você se perdeu do caminho, e agora quer saber como se aproximar de Deus, seja igualmente bem-vindo(a).

Não importa o motivo pelo qual você está se movendo na direção da fé, o que importa é que você possa encontrá-la e mantê-la viva e presente na sua vida; que possa (re)começar e fortalecer seu relacionamento com o Pai.

Por vezes acreditamos que Deus nos abandonou, mas apenas estamos com a mente barulhenta demais para ouvir Sua voz.

Portanto, o princípio básico para saber como se aproximar de Deus e manter um relacionamento com Ele, é silenciar. A quietude nos permite conectar com o Pai e ouvir o que Ele tem a nos dizer.

É necessário reservar um momento do seu dia para silenciar o coração e a mente; seja o barulho vindo do discurso mental que carregamos conosco, ou de ruídos externos do ambiente.

Não é preciso muito para se aproximar de Deus, apenas procurá-Lo, pois Ele sempre está por perto, ouvindo seu chamado.

Aqui vão 4 formas que eu utilizo, e que me ajudam a fortalecer minha conexão com o Criador – espero que possam servir de inspiração para você também.

 

como-se-aproximar-de-Deus-central-das-orações-3

 

1. Faça uma Oração


 

A oração é o caminho mais rápido para nos conduzir ao Pai, isto porque orar é conversar diretamente com Ele, abrindo seu coração.

E como toda boa conversa honesta e sincera, conversar com Deus estreita seu relacionamento com Ele.

Já expliquei em outro artigo como faço meu devocional (clique aqui para ler); caso nunca tenha feito, recomendo conhecer a respeito e criar você mesmo a sua rotina de orações.

No entanto, se você está iniciando sua caminhada na fé, um simples momento de oração já poderá ser o seu primeiro passo rumo a fortalecer sua fé. O efeito de bem estar é imediato.

Escolha um momento tranquilo no seu dia, vá para um lugar onde não seja interrompida, coloque suas mãos em prece, e converse com Deus. Você pode apenas falar como se sente, contar sobre o seu dia, desabafar sobre os problemas, pedir conselhos…

Se não sabe o que falar, então reze.

Você pode rezar a oração do pai-nosso. Ou, se preferir pode rezar o terço. O terço da Divina Misericórdia, por exemplo, é bastante conhecido e você pode acompanhar pela televisão ou pelo YouTube.

 

2. Compareça a Eventos Religiosos


 

Outros meios de saber como se aproximar de Deus, é comparecer à missas ou encontros religiosos. Há muitos grupos da igreja (de jovens, idosos, ou mistos) que se reúnem em células para fazer orações e estudar a palavra.

Também há vários tipos de eventos religiosos, a depender de cada instituição.

Procure uma igreja na sua cidade, ou mesmo a Casa Paroquial, e manifeste seu interesse em saber mais sobre a Pastoral da Juventude, por exemplo. Há também outras pastorais, como a da Família, e até mesmo os grupos de oração, como o terço dos homens.

Manter uma vida de oração, com uma rotina constante de diálogos com Deus, te fará se sentir muito mais próxima Dele.

Rezar sozinho é importante, e é o que Deus recomenda na Bíblia; mas também é importante manter uma vida de oração em conjunto com outras pessoas que tenham o mesmo objetivo.

 

3. Entre em contato com a Natureza


 

Ao meu ver, é impossível olhar para as maravilhas naturais desse mundo, e não ver a mão de Deus nelas.

As vezes na rotina estressante da cidade grande, cercados por edifícios e prédios – a famosa selva de pedras – é fácil nos sentirmos desconectados, cansados, até mesmo exautos pela sensação de correria diária.

Nesses momentos eu costumo ficar em contato com a natureza, respirando ar puro, ouvindo o som dos pássaros, e imediatamente é como se sentisse que Deus está ali comigo. Então caminho e converso com Ele, muitas vezes apenas em silêncio, admirando a paisagem, como se Ele estivesse ao meu lado – e eu sei que está.

Se a sua localização te permite estar em contato com a natureza, experimente.

Coloque uma roupa confortável, um tênis, e vá caminhar, fazer uma trilha, andar de bike… Só você, o silêncio, e a natureza. Você pode até mesmo convidar um amigo para te fazer companhia, combinar um piquenique, e contemplarem juntos as maravilhas de Deus.

Depois me conta como foi boa a sensação de paz que você experimentou. 🙂

 

como-se-aproximar-de-Deus-central-das-orações-2

 

4. Ouça Louvor e Adoração


 

A música tem o poder de nos fazer transcender. Há músicas que nos tocam profundamente, e nos geram boas emoções.

Eu gosto muito de ouvir alguns louvores católicos e até mesmo evangélicos, que possuam letras edificantes, onde eu possa sentir a presença de Deus enquanto escuto.

Assistir vídeos de adoração, de pregações, também são boas formas de ouvir a palavra de Deus e se conectar com Ele, além de uma fonte preciosa de aprendizado religioso.

Navegue no YouTube, crie uma playlist no spotify, veja documentários na Netflix (ou outra plataforma melhor)… Todo conteúdo religioso ajuda a fortalecer sua fé.

Há muitos canais no YouTube que fazem orações diárias, muitas vezes ao-vivo. Experimente assistir e participar desses momentos de fé, onde várias pessoas estão reunidas com o mesmo objetivo.

Essa rotina de sempre acompanhar a oração diária vai te ajudar a desenvolver uma rotina disciplinada de tempo para Deus.

Recomendo o canal da Ana Clara Rocha (clique aqui para acessar) – inclusive, ela tem uma playlist chamada “Adormecendo com o Salmo” que você pode ouvir antes de dormir.

 

Deus também está aqui…


 

Deus também está no abraço carinhoso que você dá nos seus pais; na ajuda que você oferece a um desconhecido na rua; nas ações de caridade e generosidade.

Aliás, experimente participar de ONGs, Instituições Filantrópicas, ou até mesmo das ações beneficentes que a igreja católica oferece. Preste sua solidariedade sendo um voluntário que contribui para ajudar outras pessoas.

A sensação de gratidão e de bem estar que você sentirá, é indescritível. Você estará fazendo atos que muito alegram a Deus, e te aproximarão Dele.

Deus também está nos momentos de brincadeira com seu filho, com sua família, com seu bichinho de estimação. Se você está focado demais no trabalho, e está perdendo esses momentos preciosos com pessoas que ama, é hora de desligar um pouco.

Deus está em todo lugar, o tempo todo: Onipotente, Onisciente, Onipresente.

E quando você está disposto a se conectar com Ele, tudo que precisa fazer é chamar pelo Seu nome, e verá que nunca estarás sozinho nessa jornada terrena.

Fique bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.