Como Ser
Como Ser mais Bonito(a): O Código da Beleza

Como Ser mais Bonito(a): O Código da Beleza

Quer saber como ser mais bonito(a)? Então você precisa conhecer a teoria do “Código da beleza”.

Apesar da beleza ser considerada como um conceito relativo (o que é bonito para uma pessoa pode não ser para outra), no nosso cérebro há padrões que definem o que será considerado como belo.

Olha que interessante:

Através de imagens cerebrais, diversos estudos avaliaram como as pessoas reagiam à imagens consideradas belas, analisando o que elas achavam como atraente ou não.

Descobriu-se então, que o cérebro parece processar a beleza como um código universal, respondendo ao que considera belo através da visão e do prazer. Ou seja, existe no cérebro uma espécie de estereótipo do que consideramos como bonito ou feio.

Há em nós um filtro para enxergar a beleza na natureza, nas pessoas, nos animais, nos objetos; e quando enxergamos, sentimos prazer. Há uma relação entre a beleza e o bem estar.

Como usar essa informação em nosso favor? Como ser mais bonito(a) ativando o “código da beleza”?

 

Como Ser mais Bonito(a): Ativando seu Código


 

Quando você trabalha em áreas que mexem com nosso campo visual, você aprende sobre várias teorias que estão relacionadas à beleza.

Aprendemos como o cérebro reage à cores, linhas, formas, texturas, simetria… E entendemos que tudo isso compõe o que consideramos belo ou feioinclusive, o efeito dos hormônios.

Por exemplo: Rostos simétricos (não exatamente os dois lados iguais) são tidos como mais bonitos.

Sabendo disso, se você quer saber como ser mais bonito(a) precisa começar a enaltecer os seus pontos fortes, e melhorar/amenizar os pontos fracos.

Se vai te fazer se sentir bem, então modifique aquilo que está sob seu alcance, tornando melhor, e aceite aquilo que não pode ser modificado. Beleza não é tudo na vida, e não vale tudo para ficar bonito(a) – acredite!

 

como-ser-mais-bonito-terapia-da-palavra-1

 

1. Confira se o Básico está bem feito


 

Os cuidados mínimos para manter a saúde e bem estar já fazem uma imensa diferença no seu aspecto físico.

Quantas vezes você não se sentiu mais bonito simplesmente por cortar o cabelo, fazer a barba, fazer as unhas, cuidar da pele, etc?

São cuidados básicos que muitas vezes deixamos ao acaso.

Logo, sua primeira medida para saber como ser mais bonito(a) é garantir os cuidados básicos de higiene: dentes limpos, cabelos bem lavados, unhas bem feitas, pele hidratada, corpo cheirosinho. Tudo em ordem.

Inclusive, vale à pena investir em fazer uma skincare (em casa mesmo), caso sua pele não esteja lá muito boa. Um rosto limpo e bem hidratado já transmite beleza e vitalidade por si só.

 

2. Dê um tapa no Visual


 

A beleza de uma pessoa está no conjunto do que ela apresenta, e nesse cenário a aparência é fator primordial.

Será que as roupas que você usa favorecem o seu corpo? Será que seu corte e cor de cabelo, são os melhores para o seu tipo físico?

Podem parecer detalhes banais, mas fazem toda a diferença.

Basta dar uma olhada na imagem abaixo para perceber isso. Veja que são mudanças simples, como barba feita e corte de cabelo, que dão um ar completamente novo às pessoas. Parecem até mais bem cuidadas, percebe?

 

como-ser-mais-bonito-terapia-da-palavra-3

 

A mesma mudança nós vemos na imagem abaixo, onde além do corte de cabelo e barba, o estilo fez total diferença. Roupas que valorizam o corpo e passam uma sensação de cuidado com a aparência, o que faz com que as pessoas se tornem mais bonitas.

Por vezes você se sente insatisfeita quando veste suas roupas, achando que o problema é seu corpo, quando na verdade apenas está usando roupas que te desfavorecem.

Considere procurar um Consultor(a) de Estilo/Personal Stylist.

Esse profissional poderá te orientar sobre os 7 estilos universais para que você encontre o seu próprio estilo, bem como as cores, cortes, e tipos de tecido que te favorecem.

Se não quiser fazer esse investimento, pesquise por conta própria sobre imagem e estilo. Há muito conteúdo gratuito que vai te ajudar.

 

como-ser-mais-bonito-terapia-da-palavra-4

 

3. Cuide do seu Corpo


 

Não dá para falar de beleza sem falar de cuidados com o corpo.

Você não precisa se encaixar em um padrão de corpo magro, sarado, ou definido, para ficar com um corpo bonito.

Faça aquilo que estiver em seu alcance para obter melhorias a ponto de se sentir satisfeito(a) com o que vê.

Escolha uma modalidade de atividades que tenha haver com o seu objetivo (ganho de massa, perda de gordura, definição muscular), e dedique-se de forma disciplinada.

Exemplos: Musculação, Crossfit, Corrida, HIIT, Zumba, Funcional, Boxe… Comece a se movimentar!

Se puder investir em um Educador Físico, faça isso. Caso contrário, acompanhe profissionais qualificados online. Há diversos perfis que dão dicas de treino seguras e poderão ser um pontapé inicial para você começar até mesmo em casa.

E, claro, junto com a atividade física entram os cuidados com a alimentação.

 

4. Alimentação e Hidratação em dia


 

Nosso organismo precisa estar bem nutrido para funcionar adequadamente, e nossa beleza está diretamente relacionada à foma como alimentamos nosso corpo.

Pele cheia de acne, oleosa (ou ressecada demais), unhas quebradiças, queda de cabelo, oleosidade excessiva (ou ressecamento), são sinais de que sua alimentação e hidratação não estão em níveis saudáveis.

As vezes você gasta rios de dinheiro com tratamentos estéticos, e o seu problema, na verdade, está na quantidade de água que você ingere, e no excesso de comidas “não-saudáveis” que você come.

Inclusive, a qualidade do seu sono também interfere na sua estética. Aquele ar de cansaço constante, com olheiras parecendo um panda, não são nada bonitos. Durma bem, e durma cedo (se possível). Sua pele agradece.

Se você pode contratar um Nutricionista, faça esse investimento.

Esse profissional te ajudará a se alimentar corretamente, ingerindo os nutrientes que seu corpo precisa.

Aproveite para seguir bons profissionais dessa área, e aprender mais sobre alimentação saudável (consumo diário de calorias, classificação dos alimentos (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais, etc)).

 

como-ser-mais-bonito-terapia-da-palavra-2

 

5. Domine a Arte da Maquiagem


 

Se você é homem e possui manchinhas ou olheiras na pele, algo que te incomode, você pode se beneficiar do poder da maquiagem para cobrir leves imperfeições (com uso de corretivo, base e/ou pó).

E se você é mulher, nem preciso dizer o quanto uma maquiagem bem feita pode te favorecer, né?

No entanto, não é todo tipo de maquiagem que valorizará seu rosto. As vezes até mesmo uma make bem feita pode desvalorizar seus traços.

Observe a segunda imagem abaixo, veja como ambas as makes estão bem produzidas. No entanto, a primeira imagem deixou o olhar da modelo “caído”, e o rosto pálido, enquanto a segunda valorizou o olhar e trouxe mais vitalidade ao rosto.

A recomendação aqui é: Aprenda a conhecer seus traços, e a descobrir como realçar o que há de bonito, e disfarçar o que te incomoda.

Procure por perfis de maquiadoras que entendem sobre contorno e realce, e verá que uma boa make faz milagres! 😀

 

como-ser-mais-bonito-terapia-da-palavra-5

 

6. Trabalhe sua Autoestima


 

Nada que você fizer para ficar mais bonito(a) terá resultado se você tiver uma autoimagem distorcida sobre si mesmo.

Pessoas com baixa autoestima estão eternamente insatisfeitas consigo mesmas, não importando o quando mudem.

Até mesmo a sua postura reflete isso.

Pessoas inseguras andam curvadas, olhando para o chão, quase que se escondendo do mundo. Pessoas confiantes possuem um andar seguro, com cabeça erguida, exalando segurança, autoestima. Preste atenção nisso, é muito atraente.

Ter uma percepção ruim sobre si mesmo pode te levar a desenvolver distrúrbios de imagem, e a tomar medidas radicais (como excesso de cirurgias plásticas, ou uso de “paradinhas proibidas” para obter um corpo sarado, por exemplo).

Pode parecer clichê, mas a beleza realmente vem de dentro para fora. Começa na sua mente, se sentindo confortável com quem você é, melhorando o que é possível, e aceitando o que é imutável.

Se você buscar a beleza a qualquer custo, passará a vida se sentindo frustrado e insatisfeito.

Quando você se sente bem, se admira, e se gosta, curiosamente as pessoas passam a te ver assim também – porque o seu corpo reflete o seu interior!

Experimente!

 

7. Compense os Pontos Fracos


 

Ok, digamos que você mexeu no que estava em seu alcance, fez todas as melhorias, mas sabe que ainda assim não será um Brad Pitt ou uma Angelina Jolie… É hora de trabalhar outros pontos.

A beleza não é só o que vemos, é também a admiração que sentimos por alguém.

Se beleza no seu sentido mais pleno não é o seu forte, pense: Que habilidades posso aperfeiçoar e/ou desenvolver que vão agregar um fator atraente à minha personalidade?

Exemplos: Ter uma boa voz/dicção, saber cantar, ser divertido/bem humorado, ser inteligente/ter muito conhecimento…

No que você é bom, ou pode se tornar? Já falamos sobre isso nesse artigo aqui: Como ser uma Pessoa Interessante.

Agregue à sua personalidade mais características que as pessoas admiram, e com certeza terá o seu valor (e sua percepção de beleza) aumentados.

 

Agora é contigo. Hora de começar o seu planejamento de como ser mais bonito(a).

Coloque as recomendações em prática, e aguarde os elogios!

E lembre-se: a beleza começa dentro.

Pense nisso.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.